Obra

Espaço Niemeyer

artistas: Oscar Niemeyer
curador: Equipe Técnica MON
local: Subsolo

O Espaço Niemeyer, situado no subsolo do Museu, é dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer e seus projetos.  Nas palavras do arquiteto, são as curvas que o atraem, por isso a forma circular do espaço, o teto de vidro ao centro, que ao mesmo tempo serve de piso para o térreo; o arejamento estrutural com interligação para os corredores laterais nos quatro cantos, delimitados por duas paredes curvas. 

É nesse ambiente de leveza e sobriedade que estão expostas permanentemente fotos, maquetes e croquis das principais obras de Niemeyer, desde 1941 até 2002. Em uma das paredes curvas concentram-se 20 fotos ampliadas, entre as quais estão as primeiras obras realizadas na década de 1940 como o Cassino da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco, todas em Belo Horizonte. Vídeos com entrevistas com o arquiteto, nos quais ele comenta detalhes de alguns dos seus projetos e fala sobre a sua inspiração e métodos de trabalho são exibidos neste espaço.

Exposição Fixa

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

Quarta gratuita: das 10h às 18h
Quinta com horário estendido: horário de funcionamento estendido, na primeira quinta de cada mês, das 10h às 20 horas, com entrada gratuita a partir das 18h

Foto: Marcello Kawase
Foto: Marcello Kawase
Foto: José Gomercindo (Gogo)
Foto: José Gomercindo (Gogo)
Foto: José Gomercindo (Gogo)
Foto: José Gomercindo (Gogo)